quarta-feira, 4 de junho de 2008

A desevolução

De onde viemos e para onde iremos? Provavelmente, você, assim como eu e todas as pessoas deste mundo, já perdeu ou ganhou algum tempo procurando essas respostas ou pelo menos tentando entender um pouco das raízes da humanidade e dos caminhos que o futuro pode nos reservar. De certo é que a ciência através de seus grandes estudiosos e numerosas teorias nunca chegou a um consenso, enquanto a conformista religião, atribui suas buscas e anseios à fé, que certamente conforta os corações mais aflitos. Adão e Eva ou macacos? Voltaremos a ser puros ou faremos de tudo por uma banana?


Religião não é o meu forte, pelo menos ainda não, confesso que terei que desenvolver o mínimo de minha espiritualidade para poder debater temas mais complexos como a introdução deste post sugere. Porém é claro para mim, o importante papel da espiritualidade na vida do homem, e entendo o papel da religião como intermediadora e solução para as angústias de muitos. Não sei se existe o diabo, mas se existir, por razões óbvias, com certeza essa seria umas de suas representações:



Então partirei do princípio da ciência, do processo de mudança e desenvolvimento pelo qual os seres humanos emergiram como uma espécie distinta, se tornando mais ereta com o passar do tempo e desenvolvendo seu cérebro, diferenciando-se assim dos primatas. A inteligência com certeza é o que diferencia o ser humano dos demais animais, consequentemente, quanto mais inteligente é o ser humano, mais desenvolvido ou maior capacidade de se desenvolver ele tem. A fim de estabelecer parâmetros de inteligência, surgiu o Quociente de Inteligência, o Q. I. que é uma medida derivada da divisão da idade mental pela idade cronológica, obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar a capacidade de inteligência de um sujeito. Ou seja, esta tabela serviria para mostrar a ponte que separa um gênio de um burro.

Se a grande maioria dos seres humanos tivesse o Q.I. elevado, ou seja, compartilhassem de alto grau de inteligência, os recursos naturais seriam melhor aproveitados e a harmonia entre as pessoas seria crescente, porém não é esse o rumo que vemos as coisas tomarem. A degradação cada vez maior do meio ambiente, em busca de mais riquezas nos faz temer pelo futuro das próximas gerações, comentários como o de que a 3ª guerra mundial será por causa da Amazônia, maior fonte de riqueza natural do mundo, não são difíceis de serem ouvidos por ai, mas por que a humanidade estaria tomando este caminho?



A teoria da desevolução afirma que o Q.I. médio da população está caindo gradativamente. Casais com Q.I. alto possuem uma média de 1,5 filhos, enquanto os casais de Q.I. baixo, possuem em média cerca de 5 filhos. Este fato aliado ao avanço da medicina e pela falta de predadores naturais faz com que a população humana aumente desenfreadamente e seja responsável pelo seu próprio declínio. De onde eu tirei isso? Vejo no vídeo abaixo:





Os americanos do Korn levantam essa questão em seu mais novo videoclipe da música Evolution, e atingem o seu objetivo de gerar algum tipo de reflexão, ponto para eles.

E você? Acredita que estamos no caminho oposto da evolução? Acha que a religião tem as respostas pra estas questões? Acredita em Q.I.? Aliás, você sabe qual o seu?

Abraço a todos.

Dica de som: KORN - Untitled

Um comentário:

Jú Carvalho disse...

EU praticamente copiei essa pot pro meu blog (y).
Muito bom!