quarta-feira, 14 de maio de 2008

A Policia Pop

“Polícia para quem precisa, polícia para quem precisa de polícia”, assim começa a música “Polícia” dos Titãs, hit do rock nacional que fez bastante sucesso durante a década de 80. Hoje em dia a polícia que já foi cantada, agora canta, e além de cantar possui até representante, o primeiro super-herói brasileiro, Capitão Nascimento. A policia ficou Pop? Será?

Ok. Imaginemos o Brasil sem polícia........................
Estou tentando e pra falar a verdade nem consigo imaginar, pois direta ou indiretamente, somos sempre dependentes desta que é a uma das instituições públicas mais respeitadas de nosso país e que exatamente pelo fato de ser uma instituição pública possui diversos problemas. Todos nós sabemos, que nossos policiais são sub-valorizados e mal remunerados para em determinados momentos arriscarem suas próprias vidas em prol de seu trabalho. Tal descaso por parte de nossos governantes faz com que policiais insatisfeitos com sua renda, procurem novas alternativas para completar o orçamento familiar, os honestos, fazem bicos como seguranças em restaurantes, casas noturnas, etc... Encarando jornadas de trabalho desumanas, afetando diretamente sua produtividade como policial. E também existem os desonestos, gostaria de pensar que fossem poucos, que trilham o caminho da corrupção, esquemas ilícitos, arregos, abuso de autoridade, entre outras coisas que aliadas ao despreparo técnico, tático e psicológico de algumas corporações, logo nos remetem a música dos Titãs novamente.



“Tropa de Elite”, filme de José Padilha de 2007, tem como tema o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o filme abriu uma série de discussões em todo Brasil, temas como a ineficácia do sistema policial e penal, corrupção, tráfico e tortura, foram exaustivamente debatidos em todos os meios de comunicação, o que por um lado denegriu a imagem de algumas corporações, exaltou a atuação de outras, criando uma auto-estima até então inexistente por parte da polícia, o que ocasionou no nascimento do primeiro super-herói brasileiro, o exterminador de bandidos, o caveira, o chefe dos farda preta, o temível Capitão Nascimento, vide vídeo abaixo:



Ahahahahahahaha, não resisti.

O filme “Tropa de Elite” também levantou uma outra questão, a polícia quer se equiparar aos bandidos. Como? Se eles ganham dinheiro com o tráfico, também ganharemos, se eles são violentos, seremos violentos, se eles torturam, nós torturamos, e o processo de popularização (Pop) da polícia se potencializa ai. Se eles têm filme (Cidade de Deus), também teremos, você acha que as produções cinematográficas acabaram com Tropa de Elite? Errado, vem ai Rota Comando – O filme, com previsão de lançamento para o início do ano que vem, “Rota Comando” vai retratar um pouco da história das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar, a tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo, baseado no livro “Matar ou Morrer” do Capitão Conte Lopes, que hoje é deputado. Informações constam de que mais da metade do batalhão da PM não é a favor do filme, o alto comando da ROTA tem acompanhado de perto as gravações, portanto tenho minhas dúvidas se o filme irá gerar grandes polêmicas, ou servirá apenas como uma espécie de vídeo institucional da Tropa de Elite de São Paulo. O baixo orçamento para a produção gira em torno de R$ 500 mil reais (tropa de Elite custou R$ 10,5 milhões) e o elenco de cerca de 150 pessoas não conta com nenhum ator famoso.

Já não é de hoje que as periferias das grandes cidades encontraram na música a principal forma de se expressarem e denunciarem abusos que acontecem em suas comunidades, abusos estes, muitas vezes cometidos pelos próprios policias. Porém nem só em tom de denúncia vêm as músicas da periferia, bandidos também cantam.



E dando continuidade ao processo de popularização da polícia, se bandido canta, a polícia também canta.



A tentativa de mudança da imagem da polícia é totalmente válida em minha opinião, desde que ela seja feita de forma responsável e sensata. Após o grande sucesso de Tropa de elite, a cabeça dos homens do BOPE valia ouro nos morros do Rio de Janeiro. Ultimamente vídeos de diferentes corporações têm pipocado na internet, cada um expondo o que suas corporações têm de melhor, policiais exibindo seu armamento, expondo suas táticas e até mesmo gravando suas incursões por guetos e morros, uma exposição ao meu ver desnecessária, pois a sociedade precisa de policiais sérios, eficientes e honestos e não atores de cinema. Veja vídeo:



Qual será o intuito desta super exposição? Botar medo em bandido? Encher a sociedade de orgulho? Nossa polícia deveria se equivaler a um árbitro de futebol, onde sua discrição é diretamente proporcional à qualidade do seu trabalho. Enfim, como brasileiro, tenho a obrigação de acreditar na policia de meu país, tenho especial respeito pela PMMG, onde a cada dia percebo o bom trabalho executado nas ruas de Belo Horizonte, por homens cada vez mais bem preparados e sérios e isso eu percebo no dia a dia e não através de RAP de policiais ou vídeos do BOPE, ROTA, ROTAM ou afins.
E você? Confia na nossa policia? Ou acha que como policiais eles são ótimos atores? Saudações a todos. PAZ.

Dica de livro: Rota 66 – Caco Barcellos.


“Se você é esperto então corre ladrão, chegou o tático móvel pra te mandar pra prisão”

Nenhum comentário: