quinta-feira, 3 de julho de 2008

Quer trabalhar? Então trabalha direito

Em tempos de economia aquecida, excesso de profissionais e concorrência acirrada em todas as áreas, empresas, prestadores de serviço, comerciantes, profissionais autônomos entre outros, vêm percebendo a necessidade de buscar um diferencial para seus negócios, o cliente vem sempre em primeiro lugar, prestar bons serviços, não mais é garantia de rentabilidade, uma conjunção de fatores influem na decisão de compra dos consumidores, que estão mais exigentes a cada dia. Mas será que todos têm essa visão? Será que algumas pessoas ou empresas estão cientes da importância de prestar um serviço de excelência para cativar seus clientes e conquistar novos? Vou contar um caso que aconteceu comigo esta semana e você tire suas próprias conclusões.

Quem tem mais, pode mais, ou seja, que tem melhores condições, pode pagar mais caro pela prestação de alguns serviços, ainda que isto não lhe satisfaça, porém inegavelmente aumenta as possibilidades. E quem não pode pagar tão bem pelos mesmos serviços, necessariamente tem que se contentar com o descaso de alguns profissionais? Em minha opinião não, pois existem ótimos profissionais que chegam todos os anos no mercado, em busca de oportunidades de mostrar seu trabalho e consequentemente crescer na profissão, o que gera diferentes opções de escolha para o consumidor, que pode optar pelo profissional que melhor o atenda de acordo com suas condições financeiras.

A mais de um ano não faço uma limpeza dentária. Meus dentes, bem como minha gengiva, estão precisando de um cuidado especial, visitas anuais(no mínimo) ao dentista já fazem parte da minha vida, com o intuito de manter uma boa higiene bucal, e prevenir futuros problemas que possam vir a acontecer devido a hábitos talvez não muito saudáveis. Durante toda a minha vida, quem cuidou dos meus dentes, no sentido de mantê-los limpos foi a Dra. Rosália, excelente dentista de Belo Horizonte, muito boa profissional, que exerce sua profissão com tamanha paixão e carinho que se torna amiga da grande maioria de seus clientes. Meu Pai, como ex-funcionário da Embratel, possuía um plano de saúde, extensivo para toda a família, cujo plano odontológico também era incluso, motivo pelo qual nossa família optou pelos serviços da Dra. Rosália. Porém após meu Pai aposentar-se, tivemos que optar por diferentes planos de saúde, dos quais tratamentos odontológicos não eram contemplados, com exceção do meu. A partir daí o tratamento dentário com a Dra. Rosália, se tornou inviável, pois custear uma única consulta com ela, extrapolava meu orçamento.

Ao adquirir o plano de saúde da Golden Cross, optei por um pacote que incluía atendimento odontológico pelo período de um ano, uma espécie de teste, quando terminado o tempo de carência eu poderia optar por um pacote melhor(mais caro), que contemplasse serviços odontológicos por tempo indeterminado. Ok, eu pensei, isso me atende, poderei fazer visitas esporádicas ao dentista e fazer algum tipo de tratamento dentário preventivo, resolvi então agendar uma consulta.

1º dia

Marquei minha consulta para uma clínica chamada Cliden, localizada no centro de Belo Horizonte à Av. Afonso Pena. Minha consulta seria para fazer uma simples limpeza, por isso me agendaram para uma tal de Dra. Miriam. No dia da minha consulta, sai mais cedo do meu trabalho, cancelei alguns compromissos e me dirigi até a clínica Cliden, fiz meu cadastro e após alguns pouco minutos de espera a Dra. Miriam me chamou. Depois de uma análise superficial dos meu dentes ela constatou que eu estava com um problema de retração de gengiva, ou seja, meus dentes estão muito expostos, estou perdendo osso e caso não seja tratado, corro até o risco de meus dentes caírem, nada alarmante, desde que um profissional competente faça um tratamento de boa qualidade e me dê as instruções corretas. Em 5 minutos de consulta a Dra. Miriam, após me passar essas informações, resolveu me encaminhar para o Dr. João Bosco, na mesma clínica Cliden, por se tratar da área de atuação dele (periodontia), ele poderia analisar meu caso, fazer a limpeza e propor soluções e tratamentos para resolver meu problema. Sem problemas eu pensei, remarquei a consulta para 2 semanas depois, horário mais próximo disponível e fui embora.

2º dia

Sai mais cedo do trabalho, adiei compromissos importantes e mais uma vez me desloquei até a clínica Cliden, cheguei ao consultório 5 minutos antes do meu horário marcado e me dirigi ao balcão da recepção. Duas recepcionistas atendiam as demandas no balcão e ao telefone, apesar de se tratar da mesma clínica, dessa vez o consultório ao qual eu me dirigia era localizado em outro andar. As duas recepcionistas eram visivelmente mau preparadas, não vestiam uniforme ou algo do tipo e minha presença no balcão à espera de atendimento era a mesma coisa que nada, as duas ao telefone nem sequer olharam para mim ou pediram para que eu aguardasse. O som ambiente era bastante perturbador, máquinas, conversas, agitação, tornavam o ambiente muito pouco profissional. Após alguns minutos de espera e com os documentos e o encaminhamento da dentista anterior em mãos, entreguei tudo para uma das recepcionistas, que prontamente ao recebê-los comentou com a outra, “ah, não vou fazer isso não”, os motivos eu não sei por quê. A fim de manter a tranqüilidade, deixei meus documentos com elas e sentei na sala de espera, alguns poucos minutos depois, uma Dentista que não sei o nome, pois ela não se apresentou me chamou. Me sentei na cadeira da sala dela, muito barulhenta por sinal, pois lá existem vários consultórios e a divisão entre eles é feita apenas por pequenas divisórias e expliquei que eu fui encaminhado por uma outra dentista da mesma clínica, para uma avaliação do Dr. João Bosco devido a minha retração gengival. Após outra avaliação superficial, a dentista que não sabia que eu tinha horário marcado com o tal Dr. João Bosco, pois as recepcionistas não fizeram a minha ficha e simplesmente pediram para que uma outra dentista desse uma olhada no meu caso, disse que eu teria que passar pela avaliação de um outro dentista para saber as causas dessa retração. Isso não seria trabalho para o tal Dr. João Bosco, no qual eu tinha uma consulta agendada a 2 semanas atrás? Após explicações não contundentes, fui informado que o Dr. João Bosco não trabalhava com a parte de limpeza, somente com a parte cirúrgica de gengivas e que ela não poderia fazer minha limpeza, pois tinha outro cliente marcado em breve. “Em meu caso não será necessário cirurgia?” Perguntei, “um profissional irá verificar as causas e posteriormente indicará se é necessário ou não a cirurgia, seu plano não cobre cirurgia”, ela respondeu, “Não se preocupe com o que o plano cobre, faça minha avaliação e depois eu vejo se vale a pena pagar ou não”, pensei. “Este profissional não seria o Dr. João Bosco?” indaguei em seguida. “Conversei com o Dr. João Bosco e ele disse, que caso o senhor queira esperar ele atender os outros pacientes dele, ele pode dar uma olhada no seu caso”, ela falou. Não conseguia entender por que eu teria que esperar o atendimento á outros pacientes, sendo que eu tinha minha consulta marcada. “Como vocês marcam uma consulta para mim se um dentista não trabalha mais com o meu suposto caso?” perguntei, já indignado. “Não sei, não sou secretária” a dentista respondeu. Ok, essa era a gota d´água, ela foi comigo até a recepção e pediu para a recepcionista agendar uma outra consulta com um terceiro dentista, que provavelmente ia olhar meus dentes em 2 minutos e me encaminhar para um quarto dentista e assim por diante, e olha que tudo o que eu queria era uma simples limpeza. Por fim, minha educação não permitiu que eu me dirigisse à aqueles profissionais pífios com palavras de baixo calão, devido ao grande desrespeito, falta de organização e qualidade profissional pela qual eles conduziam aquela situação. Peguei meus documentos e falei que não precisava marcar mais consulta nenhuma, pois não perderia meu tempo novamente me dirigindo à clínica Cliden, peguei minhas coisas e fui embora, visivelmente indignado, porém mantive minha postura, apesar de ter vontade de quebrar aquela clínica toda. Rs.

No caminho de volta eu realmente me sentia muito incomodado, como ainda existiam profissionais tão pouco comprometidos com a satisfação de seus clientes, claro que não era uma clínica com preços abusivos, dedicada a clientes de alta renda, porém, será que eles esperam prosperar em seus negócios trabalhando dessa forma? Principalmente em se tratando de uma clínica dentária, que trabalha com saúde, é uma coisa séria, por fim, fiquei até feliz por nenhuma intervenção ter sido feita em meus dentes, pelos mau preparados dentistas da clínica Cliden.

Me senti completamente desrespeitado, por isso estou utilizando este canal como forma de desabafo, “Guilherme, está saindo fumaça do seu teclado, tamanha a força com que você está digitando”, comentário do meu chefe, rs. E não é pra menos!

Portanto é claro hoje a necessidade de colocar o cliente em primeiro lugar sempre, ambiente agradável, profissionais bem treinados, atenção e cuidado nos mínimos detalhes, são fatores que fazem a diferença, que fidelizam os antigos cliente e que trazem os novos, são fatores primordiais na condução dos negócios.

E você já passou por alguma experiência parecida? Você é um consumidor exigente? Presta atenção nestes detalhes em seu trabalho? Espero que sim, tem algum dentista para me indicar? Rs.

Pra relaxar um pouco estou ouvindo Spliknot, música calma e tranquila, rs. Falando nisso, meu próximo post será dedicado a eles, que têm um álbum novo saindo do forno, o que será que vem pela frente? Grande abraço a todos........

Dica de som: Indignação - Skank

6 comentários:

Anônimo disse...

Se vc leu este texto até o fim, vc é uma pessoa muito paciente. Rs...

Anônimo disse...

Se vc leu este texto até o final, vcé uma pessoa muito paciente. Rs...

Carol disse...

Eu conheço essa clinica e já fiz algumas consultas lá e gostei muito,as atendentes as vezes deixam a desejar mesmo,mas nem ligo muito para isso.

Anônimo disse...

TOMARA QUE ESSE JOAO BOSCO NAO SEJA O MESMO QUE FEZ UM IMPLANTE NO MEU DENTE POIS FICOU UMA PORCARIA E AGORA VOU TER QUE PAGAR MAIS MIL REAIS PRA REFAZER DEPOIS DE TODA SEMANA TER IDO UMA OU ATE DUAS VEZES GASTAR DINHEIRO DE PASSAGEM PRA FICAR SEM DENTE E ISSO DUROU CINCO ANOS PESSIMO DENTISTA SEM CONTAR QUE FICAMOS ESPERANDO MAIS DE UMA HORA NA RECEPAÇÃO PRA SER ATENDIDA

Anônimo disse...

Eu vou a Cliden, tolero a demora no atendimento e as recepcionistas mal preparadas porque a dentista é ótima, a melhor que conheci até hoje Maria Luisa é o nome dela . Excelente!!

Anônimo disse...

Eu estava pensando em ir, agora já não tenho certeza.