quinta-feira, 17 de abril de 2008

Geração Vídeo Game

Atari, MSX, Phantom System, Master System, Nintendo, Mega Drive, Super Nintendo, 3DO, Saturno, Playstation 1, 2, 3 e portátil, Xbox, Wii e PC. Ufa, se você assim com eu, faz parte de uma geração que acompanhou a evolução dos vídeo games e também suas rápidas transformações tecnológicas e mutações ao passar dos anos, que tal bater um papo sobre?

Tenho que admitir, vídeo games já foram os culpados por noites sem dormir, má alimentação, péssimas notas na escola, broncas da mãe e da namorada. Tudo isso devido há horas e horas em frente à TV ou monitor, mas eram por boas razões, afinal, passar para a próxima fase, “zerar” esse ou aquele jogo, ganhar um campeonato, vencer uma guerra ou até mesmo conquistar o mundo, são motivos mais do que suficiente, você não acha?

Muitos criticam vídeo games, pois pessoas que gostam dos jogos tendem a se fechar em seu “mundo” imaginário, várias horas em frente à TV ou monitor podem causar algum tipo de problema na vista (nada comprovado), ou a pessoa se torna menos sociável (o que é possível) ou até mesmo deixa de executar atividades de sua vida normal em prol dos joguinhos (fato comum). Mas deve existir algum tipo de benefício nisso, certo? Como fã de vídeo-game, elucidarei meus pontos de vista com relação a esse assunto e você tire suas próprias conclusões.

Fui introduzido a este novo mundo, por volta dos 7 anos de idade, o primeiro console do universo dos games, me foi apresentado por um tio, que tinha o aparelho em casa. Para minha sorte o console sempre dava defeito e meu pai como técnico em eletrônica, era sempre o escolhido para conserta-lo, “maravilha” eu logo pensava, isso significaria que meu pai levaria cerca de 3 dias para consertar a máquina e que a mesma ficaria lá em casa por pelo menos um mês. Jogos como Pitifall, Enduro, River Raid, Heroes, Pac-Man, eram diversão não só para a garotada, mas para toda família, até mesmo minha mãe participava de alguns duelos.

A partir dessa época os games começaram a se incorporar nas brincadeiras infantis e passaram a dividir espaço com as peladinhas na rua, soltar pipa, esconde-esconde, entre outras. Ter o vídeo game da última geração era sinal de poder entre os coleguinhas da rua, semelhante ao ser o “dono da bola”, fato responsável por semear a discórdia e a disputa precoce entre a mulecada. Rs. Menos né!!!

Recentemente uma agência de publicidade da Inglaterra lançou uma campanha institucional do Atari, a fim de reforçar sua importância histórica, conforme foto abaixo:















Achei uma excelente sacada, Clique aqui para ver mais peças da campanha e saber mais detalhes.



Depois da introdução a este novo e promissor universo apresentado pelo Atari, uma série de novas gerações de consoles eram lançados ao longo dos anos, o Phatom System foi minha primeira aquisição, presente dos meus pais, ele foi o primeiro console brasileiro, clone do Nintendo e lançado pela Gradiente no final dos anos 80. Caça Fantasmas, Predador, Ninja Gaiden e diversos outros títulos eram responsáveis pela minha alegria. Porém algum tempo depois, o posto de vídeo game da vez passou a ser ocupado pelo Master System e meu “reinado” como o dono do aparelho de última geração chegava ao fim, posição rapidamente ocupada pelos meus vizinhos que ganharam um Master System de presente, ora bolas, o jeito agora era ser bonzinho com eles para poder disputar algumas partidas de Black Belt, Double Dragon e jogos de verão. Bons tempos.




Como deu pra perceber a evolução dos vídeo games seguem uma ordem cronológica e paralela ao meu crescimento, passando pela minha infância, juventude e chegando até a fase adulta, tenho certeza que essa evolução também acompanhou milhões de garotos e até mesmo garotas de minha geração. Muitas fitas, cartuchos, Cd´s, DVD´s e até Blue Ray´s depois, a indústria dos games tomou proporções gigantescas, para se ter uma idéia, nos 5 primeiros meses de 2007 foram vendidos 5 bilhões de dólares em equipamentos e vídeo games somente nos EUA, uma alta de 47% com relação ao mesmo período de 2006, segundo pesquisas do instituto NPD.

Hoje em dia, filmes de Hollywood fatalmente têm suas versões em games, bandas e artistas gravam trilhas exclusivamente para jogos, empresas investem em publicidade para o segmento, personagens como os Mário Brothers, Sonic e Alex kid têm mais popularidade que vários atores por ai. Existem premiações semelhantes ao Oscar, dedicadas à comunidade de artistas e desenvolvedores de produtos relacionados com o entretenimento interativo. Existem até orquestras destinadas a tocar apenas temas de jogos famosos, cujas apresentações têm seus ingressos disputados a tapas. Além é claro de diversas feiras especializadas ao redor do mundo, realmente as proporções dessa indústria são bem elásticas.

Antigamente vídeo game era coisa de criança, os temas dos jogos eram geralmente voltados para o público infantil e pré-adolescente, porém essa geração cresceu junto aos games e a indústria acompanhou o amadurecimento do seu público. Jogos destinados ao público infantil são minoria hoje em dia, temas bem elaborados, acompanhados de enredos envolventes e detalhes gráficos de alta qualidade têm como público alvo os adultos, é comum cenas de filhos chorando pois o pai não quer deixa-los jogar, rs. Acredito até que em algumas casas existam um vídeo game para o pai e outro para o filho.

Particularmente confesso que não consegui acompanhar essa evolução, a falta de tempo aliada à crescente complexidade de tarefas a serem executadas nos jogos fez com que eu perdesse um pouco a paciência, afinal, decorar os comandos de cerca de 9 botões( no começo era só um), junto com combinações do direcional e ainda diversos mistérios a serem solucionados dentro dos jogos fizeram com que a freqüência com que eu me arriscasse com um controle na mão fosse diminuindo substancialmente.

Mas para a minha alegria, nem tudo estava perdido, eis que surge o culpado por boas horas em frente à TV e duelos intermináveis, além de alguns trocados perdidos em apostas, senhoras e senhores, apresento-lhes:



Levante a mão quem não gosta de Winning Eleven. Claro que existem pessoas que não gostam do jogo, porém este simulador de futebol possui milhares de fãs ao redor do mundo e eu, é claro, faço parte dessa nação. Mas nem tudo é perfeito! Devido a batalhas intermináveis, gritos estridentes e horas de aplicação técnica e tática, o Winning Eleven foi criando uma série de inimigos na mesma proporção em que agregava mais adeptos, vilão principal dessa história? Garotas denominadas “namoradas”, isso mesmo, tanto tempo perdido na frente da TV, fazia com que nós homens preocupados em vencer o nosso rival, provar nossa masculinidade através de nossa habilidade com o controle, esquecêssemos do cineminha, do jantar, do bate papo, enfim, da tão cobrada “atenção” para com a “classe” das namoradas, que resolveram se organizar para acabar com nosso tão inofensivo hobby. Se você procurar no Orkut, irá encontrar várias comunidades onde garotas trocam experiências e relatam casos de seus namorados “viciados”, Clique aqui e confira uma reportagem sobre o assunto.

Aproveitando um nicho de mercado diferente e apostando na interação ao invés da extrema preocupação com a qualidade gráfica, a Nintendo vem causando um reboliço no mercado ao lançar o console Wii. Essa nova plataforma aposta em jogos multiplayer, ou seja, para várias pessoas, seu controle capta os movimentos que o jogador faz ao movê-lo, funcionando como uma espécie de "mouse aéreo", proporcionando grande mobilidade, o console trouxe de volta um público que estava afastado do mundo dos games e vem ganhando novos adeptos progressivamente, o Wii é lider de vendas atualmente, estando à frente do Xbox/360 e do Playstation 3, confira você mesmo se é ou não é garantia de diversão.



Uau, acho que acabei me empolgando, acredito que ninguém vai ter saco de ler este post até aqui, e eu ainda nem dei minha opinião sobre a violência presente nos jogos e as incessantes tentativas de proibições dos mesmos por parte de nossas autoridades, acho que vai ter que ficar pra próxima. De qualquer maneira, para finalizar e conforme prometido a alguns muitos parágrafos atrás, acredito sim que o vídeo game tem suas vantagens. Ao jogar vídeo game o jogador desenvolve sua capacidade de concentração, seu raciocínio lógico, têm um contato direto com a língua inglesa, o que aumenta o vocabulário bem como ajuda no entendimento de palavras e até frases em inglês, exercita os músculos dos dedos (vi isso em um programa da Xuxa a anos atrás) e principalmente, serve como válvula de escape para o stress.

E você? O que pensa com relação aos vídeo games? Gosta? Não gosta? Joga? Não joga? Tem alguma história pra contar? Põe na roda. Que tal uma partidinha de Winning Eleven? Qualquer coisa estou a disposição.

Abraço a todos.

3 comentários:

Carla Rios disse...

Não me sinto tão velha assim... mas também paticipei dessa evolução
Há muitos anos tive uma loucadora de vídeo-games...
Começei pelo Atari (amo River raid - "jogo até hoje", só que pelo computador); passei pelo Phantom System; fui viciada no Master System ( quem não se lembra do Alex kid!?); participei de campeonatos jogando Mega Drive; noites em claro, desputando lugar com meus irmãos para jogar Super Nintendo; as coisas evoluiram mais e mais e continuam evoluindo. Hoje tenho Playstation 2 e Nintendo 64, que não jogo com tanta frequência pela falta de tempo... mas gostaria.
Gui, adorei seu Blog; você me fez relembrar velhos tempos... continue escrevendo. Carlinha, Barbacena, MG.

Camila Fassini disse...

Camila falando..

Não acompanhei tanto essa evolução pq vcs sabem né.. eu sou a caçula.. vcs q estão velhos que se entendam.. mas a minha prima (Carla) esqueceu do comentário mor.. a família dela teve uma locadora! lembra quando antigamente, num passado nao ta longe, alugavamos fitas de videogame em locadoras? pois é, a Carlinha tinha todas.. hehehehe

bjoks Gui.. e prima querida

gardeengach disse...

No Deposit Bonus Casinos - Top No Deposit Casino Sites for
Looking 골든 리치 for a 카드 게임 종류 no 바카라시스템배팅 deposit bonus online? The list of casinos that offer the No Deposit 포커 배열 키보드 bonus is pretty good, but why not try 실시간 배팅 사이트 some of the best?