quarta-feira, 30 de abril de 2008

Ditadura da beleza

O que caracteriza uma pessoa como bela? Corpo esguio, olhos e cabelos claros, pele sedosa, cabelos esvoaçantes? Ou seria uma pele escura, olhos negros, cabelo crespo e pernas e braços rijos? Ou quem sabe, uma pessoa inteligente, sábia, sensata e de bom humor? Bom, já deu para perceber que são inúmeras as belezas existentes, mas será que beleza põe mesa?

Ditadura é o regime autoritário que está na mão de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, que exercem poderes de maneira absoluta sobre o povo. Quem seria o maior vilão da tal ditadura da beleza então? A mídia? Provavelmente sim, a mídia estipula padrões estéticos pois tem a necessidade de segmentar a sociedade, para a partir dai produzir bens de consumo específicos para cada grupo, facilitando a produção burguesa e gerando mais lucros. Hum, que papo mais revolucionário, definitivamente não é o rumo que quero tomar neste post, porém uma coisa é clara, padrões estéticos sempre existiram e provavelmente nunca deixarão de existir e o tempo é o único capaz de causar grandes transformações, veja o exemplo abaixo:



Com certeza alguns quilinhos a mais eram valorizados no passado, definitivamente o que era bonito antigamente não é o mais bonito hoje, e o que é bonito hoje não será o mais bonito no futuro. Faça um teste, vá até uma banca de revista e observe as inúmeras capas de revistas espalhadas pela banca, Top-models, atores e atrizes, celebridades que são referência de beleza, moda e comportamento, padrões inatingíveis para a maioria da população que enxergam nesses ícones o ponto onde querem chegar. Resultado: Garotas anoréxicas em busca do corpo perfeito, ou da magreza perfeita, garotos anabolizados em busca dos músculos perfeitos e senhoras de idade em busca da juventude eterna. O quão as pessoas estão dispostas a maltratar seu próprio corpo em busca de uma beleza inexistente?

Bom, eu acredito que a beleza está dentro de cada um, ou seja, cada um de nós é bonito pelo simples fato de ser único, ninguém possui as mesmas características das quais eu possuo e isso me torna belo. Ok, isso é papo pra boi dormir você deve estar pensando, deixe-me tentar expressar melhor. A vaidade é muito importante, seja para homens ou mulheres, haja visto o crescimento do mercado estético em todo país, clínicas de estética, massagens, produtos de beleza entre outros, são procurados cada vez mais por pessoas que querem uma aparência melhor, a indústria da beleza esta diretamente ligada à indústria do bem estar, o que é louvável, pois estão percebendo que saúde é sinônimo de beleza.

Então estar saudável, praticar esportes, dormir cedo, alimentar-se bem é garantia de beleza? Não, mas já é um bom começo. Quando digo que a beleza está dentro de cada um, não quero dizer que você necessariamente deve estar satisfeito com sua aparência, mas sim que você pode procurar alternativas que façam com que você se sinta melhor com o que você tem, ou seja, procurar alternativas para que você se sinta bonito, não em comparação ao artista da TV, mas com você mesmo. Exemplo: Dizem por ai que é dos carecas que elas gostam mais, pode até ser verdade, mas te garanto que nenhum homem gosta da tal careca, portanto por que não fazer algo a respeito? Se isso te fará sentir melhor, te trará confiança, por que não? Pare uma garota na rua, por mais que ela esteja em forma, pergunte se ela está satisfeita com seu corpo, ela com certeza lhe dirá que precisa perder pelo menos uns 2 kg, tudo bem, se ela se sentir melhor com 2 kg a menos, tem mais é que correr atrás mesmo, só não precisa perder 10 kg pra ficar parecida com um vara pau.

Finalizando, beleza é um conjunto de características individuais de cada um, que começa pela aparência e termina na forma com que a pessoa se expressa, ou ninguém nunca topou com a famosa “loira” burra por ai? Linda por fora e vazia por dentro. Portanto, acho que todos nós devemos procurar o que nos deixa feliz, correr atrás do que nos faça sentir bem, porém acima de tudo devemos valorizar quem somos, ter amor próprio, pois se não nos amarmos, quem o fará? Bonito isso né... E você, está feliz com o que Deus lhe deu? Acha mais belo um corpo bonito ou uma cabeça pensante? Como dizem por ai, beleza não põe mesa, mas abre o apetite.

Abraço a todos,

Dica de filme: Antes de partir (Morgan Freeman e Jack Nicholson)

Nenhum comentário: