quinta-feira, 3 de abril de 2008

O rock não morreu, será?

Há quanto tempo não surge uma nova banda , capaz de te empolgar, fazê-lo escutar as músicas incessantemente, decorar as letras e murmurar os riffs? Se você assim como eu anda carente de novidades, eis a nossa esperança: Los Gaúchos de Acero.






Pode parecer brincadeira, mas apesar de precoce, Los Gaúchos de Acero, surgem como uma provável aposta para sacudir o cenário do rock pesado para o futuro. Formado pelo trio de irmãos Emilio, 15, Agustín, 11 e Martín, 10, os garotos da província de Salta, cidade do norte da Argentina, localizada a 1600 km de Buenos Aires são um bom exemplo de como a internet realmente rompe fronteiras e da voz a pessoas nos lugares mais remotos do mundo.

Tudo começou quando eles resolveram filmar algumas mini jams sem nenhum tipo de recurso, no próprio quarto e com apenas uma guitarra e uma bateria, o baixo seria emprestado por um amigo algum tempo depois. Resolveram então disponibilizar o material através do Youtube, o resultado? Vídeos hilários, que mostram garotos extremamente jovens, que apesar da pouca técnica, demonstram muita pegada e transparecem grande paixão pela música além é claro de se divertirem com isso. Está curioso? Dê uma olhada no primeiro vídeo deles tocando Refuse Resist, música do Sepultura, banda que é a responsável pela introdução dos Gaúchos ao heavy metal.





Confessa, é ou não engraçado? Mais lado B impossível. Vendo-os tocar assim, lembro-me de uma entrevista do Rodolfo (ex-Raimundos) na Mtv há alguns anos atrás, onde perguntaram qual era a opinião dele com relação aos Mamonas Assassinas, banda que estava estourada na época. Ele respondeu que apesar de não gostar do som do Mamonas, eles serviam de inspiração para a mulecada ter vontade de pegar uma guitarra e fazer rock ´n roll, ao invés de optarem por um cavaquinho ou pandeiro para tocar pagode, gênero que nos assombrava naquele tempo. É exatamente isso o que esses garotos fazem, porém ao invés de terem Mamonas Assassinas como inspiração, os Gaúchos têm como referência bandas como Iron maiden, Metállica, Judas Priest, Sepultura entre outros monstros do heavy metal mundial.

Após disponibilizarem os vídeos na internet o improvável aconteceu, uma avalanche de acessos de pessoas de todo o mundo, fazendo com que Los Gaúchos figurassem entre os vídeos mais assistidos, atingindo mais de 4 milhões de acessos.

Continua achando que é brincadeira? Los Gaúchos de Acero ganharam destaque na mídia, com matérias publicadas nos maiores jornais da Argentina como o Diário Clarin e o Diário de La Nación, foram notícia em diversos sites de todo o mundo, além de aparições em programas da TV local. Gravadoras já manifestaram interesse em contratar os prodígios do metal, que agora estão se dedicando em escrever composições próprias para gravarem um álbum em breve. Eles atraíram atenção até mesmo do governo Argentino que lhes forneceu equipamentos musicais. Andréas Kisser, guitarrista do Sepultura, tomou conhecimento da banda, através da internet e manifestou interesse em conhecer pessoalmente os meninos de Salta. Dê uma olhada na evolução que tiveram com apenas 6 meses de banda, em uma apresentação no Cosquin Rock 2007, um dos mais tradicionais festivais da Argentina com público total de cerca de 20 mil pessoas em três dias de festa.





Pois bem amigos, existe sim esperança e realmente o rock não está morto, diferente de outros gêneros musicais, o rock tem uma capacidade enorme de se reinventar, a paixão pela música é o que move milhares de jovens de todo o mundo. Los Gaúchos de Acero ainda têm um grande caminho pela frente, mas eu acredito que o talento deles pode sim ser lapidado e quem sabe assim surja uma grata surpresa.

E você? Acredita que Los Gaúchos de Acero têm futuro? Ou são somente alguns garotos desocupados que não têm nada pra fazer no inóspito interior da Argentina?

Abraço a todos.

Dica de Som: Metállica – Master of Puppets

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu adoro eles!sao muitos bom!!! =]