segunda-feira, 17 de março de 2008

Eu, tu, eles S/A

Qual seu relacionamento com novas tecnologias? Quais meios você utiliza para encontrar novidades? Qual sua maior fonte de informação? Você imagina sua vida sem internet daqui pra frente? Pois é, eu também não. Quem diria que os nerds de ontem iriam estar em tal posição de destaque nos dias de hoje, haja visto um dos homens mais ricos do mundo, quem nunca ouviu falar de Bill Gates!!!

O que quero abordar neste post não é o impacto geral dessas novas tecnologias em nossas vidas, mesmo por que eu gastaria dias pra escrever o que penso, mas gostaria que você refletisse comigo, a maneira como lidamos com o fluxo de informações que recebemos todos os dias, com a convergência de todas as mídias, não seria isso, muito para nossa cabeça?
“Nossa tecnologia passou á frente de nosso entendimento, e a nossa inteligência se desenvolveu mais do que nossa sabedoria”, escreveu, Roger Revelle, um dos primeiros cientistas a investigar o aquecimento global. O que será que este cientista quis dizer com essa afirmativa? Será que estamos criando monstros? Será que estamos criando mecanismos de propagação de informação que nós mesmos seremos incapazes de controlá-los no futuro? Realmente não duvido que isso possa vir a acontecer.

Então nos vemos diante de duas situações, iremos nós correr atrás de constantes atualizações, afim de não perder o bonde da tecnologia e conseguirmos posição confortável profissionalmente ou será que esse “boom” da informação ficará saturado e a moda será voltar as origens? Quantas perguntas hein! E ninguém tem as respostas, pelo menos não por enquanto.
Uma coisa é notória, o avanço da tecnologia e a disseminação das informações, tornam as pessoas mais críticas e consequentemente mais empreendedoras, pense comigo que um garoto de 16 anos, que goste de um assunto em específico e que através desse assunto ele crie uma rede de interessados pelo mesmo tema, que este networking possa tomar proporções cada vez maiores, que este garoto passe a disponibilizar algum tipo de serviço ou produto relacionado a este assunto, resumindo, temos ai um novo empreendedor, capaz de gerar receita sem sequer sair de casa.

Esta semana li um artigo que saiu no “visão do empreendedor” do Sebrae/RJ, cujo o título era “As empresas Brasileiras no ano de 2050”, e dentre os vários argumentos do autor estão o de que o ensino, passará a estimular o espírito empreendedor e não a preparação para o emprego qualificado, ou seja, vamos todos produzir e não simplesmente aprender um ofício e com a burocracia e legislação simplificados a tendência é que tenhamos dezenas de milhões de empresas unipessoais e quase todas virtuais. Caramba, você já parou pra pensar nisso? Acha que este será realmente o rumo que as coisas irão tomar daqui pra frente? Um exemplo. Lembra das grandes e poderosas corporações musicais, as chamadas “gravadoras”? Pois é, Universal, Warner entre tantas outras, estão com os dias contados, pelo menos no segmento musical, sabe por que? Hoje em dia cada banda é sua própria empresa e o suporte de promoção, divulgação e produção fornecido pelas gravadoras não mais se faz necessário, cada artista é capaz de gerir, sustentar e divulgar seu próprio trabalho, fazendo um paralelo com um jargão que ouvi uma vez, “Cada um é seu país”, hoje podemos dizer que “Cada um é sua empresa”, ou seja, cada um é capaz de escolher como, com quem, onde e com qual finalidade vai se relacionar com o mundo exterior, fazendo com que essa relação seja lucrativa em termos financeiros ou não, ferramentas é que não faltam pra isso. Enfim, que tal finalizar com perguntas? Rs. Que tipo de empresa é você, você tem algum conteúdo, produto ou serviço capaz de se auto-gerir? Que tal montar uma linha de produção de idéias, ahahaha.

Abraço a todos.

Nenhum comentário: