segunda-feira, 10 de março de 2008

Tuntz....Tuntz....Tuntz....Tuntz....

Reconheceu essa palavra? Ou ela simplesmente se transformou em um som ao lê-la repetidamente? Transformou-se em um som ou em um ritmo? Em ritmo de música eletrônica talvez? Aliás, isso é uma palavra?

Pois é, para muitos esse “som” poderia ser a essência da música eletrônica, tudo provém dele e muitos ao analisarem superficialmente ou mesmo ao ouvirem sem muito prestar atenção, podem pensar que música eletrônica não vai muito além de alguns Tuntz...Tuntz... Ok, vamos pensar por outro lado então, não seria o rock apenas um conjunto de riffs de guitarras distorcidas? Não seria o sertanejo apenas as lamúrias de uma dor de cotovelo? O funk, ritmo feito pra mexer a bunda e falar putaria? Ou o axé, músicas programadas para determinado tipo de coreografia pré-montada? Claro que não vou entrar nos méritos de gosto ou preferências pessoais, mas é claro que existem inúmeras diferenças entre todos os ritmos e aquela frase: “Pra mim é tudo igual”, só expressa a falta de interesse em conhecer melhor determinado ritmo e suas variáveis, coisa que tento evitar por mais que tal ritmo não venha a me agradar.

Pois bem, a cada dia que passa percebo as inúmeras variações dos Tuntz... Tuntz... por ai, o suficiente para notar que já existem vários experts no assunto, os pseudo-intelectuais do eletrônico, ou seja, pessoas que se baseiam em suas preferências pessoais para julgar o que é bom ou o que não presta, baseado em nada mais que sua opinião própria. Por que estou falando isso? Deixe-me tentar explicar.

Em meu ultimo post, publiquei uma reportagem feita por mim há alguns meses atrás, onde relato minhas percepções, e experiências sobre festas de música eletrônica, tudo sob o meu ponto de vista, quero deixar bem claro que é sobre o MEU ponto de vista, sem querer generalizar. Onde abordei entre outras coisas as drogas, o público, a estrutura e superficialmente a música.
Na véspera de todas as festas, costumo entrar em comunidades dos eventos nos sites de relacionamento, a fim de obter mais informações sobre a festa, bem como ler os comentários e expectativas dos demais participantes com relação ao evento. É impressionante como as pessoas gostam de reclamar, percebe-se claramente que existem várias vertentes na música eletrônica, haja visto, que cerca de 15 djs são responsáveis por animar a galera em toda grande festa, o que prova a diversidade de estilos, porém o que o pessoal mais gosta de fazer é reclamar da ausência de tal Dj ou da presença de um outro, mais uma vez, cada um fazendo as colocações e reclamações baseados em suas preferências pessoais.

Bem, como comentei no post anterior, esta semana aconteceu outro grande evento de música eletrônica em BH, o Chemical Music Fest, evento que contava com duas tendas distintas, uma destinada ao electro, tecnho e minimal, com atrações como Tim Healey e Ferry Costen e a outra tenda ao trance progressivo e psy-trance, tendo entre outras atrações Astrix e Skazi.
Como sempre a festa contou com uma boa estrutura, vários banheiros, enfermaria, praça de alimentação, porém mais uma vez o bolso pesou. Pense comigo, 50 reais de ingresso, 15 reais de estacionamento, 3 reais por uma água, 4 reais pela cerveja. Então? Com qual freqüência da pra encarar uma festa dessa? Realmente é bastante puxado, o que reforça o estigma de festa para playboys e patricinhas, mas enfim, somente mais um rótulo que não serve pra nada. Por fim, destaque para apresentação do Dj Skazi, criticado pela grande maioria por ter se popularizado demais, teve uma apresentação concisa e pôs a galera pra dançar, bem como áudio x e astrix, percepções pessoais minhas? Acho que sim, porém prefiro me limitar em comentar o que gostei á criticar o que não me agradou, mesmo por que não sou nenhum pseudo-intelectual do trance, ehehehe.

E as drogas? Como sempre estavam lá, porém pessoas que nunca tinham ido a festas desse tipo e que não usam nenhum tipo de droga também estavam lá marcando presença e os relatos foram os mais positivos possíveis, e então? São as festas de música eletrônica, alvo de preconceito de pessoas que falam sem conhecer? Acho que sim. E você? Que tal experimentar essa “droga” de ficar careta? Acho que você vai gostar.. Abraços....

Dica de Som: Astrix – Sex Style.

5 comentários:

Anônimo disse...

Cara, d+ suas reportagens, vou indicar seu link em todas comunidades de trance que tenho.
O povo ta precisando mesmo ler este certo tipo de coisa. Parabéns, continue assim..

Patty disse...

Gui, super cool o seu blog!!! Great job! Bem, alguns me consideram um pouquinho careta, e nem por isso critico musicas e festas eletronicas, muito pelo contrario, eu aaadoooro!!! O som 'e show, a energia 'e constante e a "moda" sem duvida bem peculiar, cada um tem "liberdade" para se vestir como quer, pintar o cabelo, usar roupa furada, colorida, etc, entao eu como gosto de pagar um mico...hehehe... aproveito a oportunidade, entro na onda e sempre me visto a carater, hum...maybe not too much...heheh.
Quanto as drogas sim elas estao presentes em festas eletronicas e em muitos outros ambientes entao tudo 'e questao de escolha!
Curta o som, tome Red Bull ao inves de qualquer droga, muita agua, e divirta-se!!!! Tuntz...Tuntz...Tuntz

Gui Longo disse...

Oi Patty,
Também gosto muito deste movimento, além de autêntico, acho que agrega diversas tribos diferentes e respeita as diferenças. Drogas existem em todo lugar, concorodo com você, questão de escolha, cada um se diverte da maneira que quer, independente do ambiente, com drogas ou não. Grande Bjo.

Anônimo disse...

Vei massa demais tah !! o pessoal ta precisando pensar um pouco nisso tbm .. Te mais !

Tudo de bom

Anônimo disse...

mandou bem !!!

tuntz tuntz sempre.
e paz a todas as tribos.
Falam q Rave da so drogado e q o povo é tudo loco i talz, se fosse assim toda festa Rave dava morte quebra pau, etc...
Mais a verdade é q todo mundo q ta ali tá nem ai pra briga naum
mesmo os drogados q ficam sempre na deles
falar mal sobre assunto q não tem conhecimento já é ignorância, mais fazr o q nosso mundo é feito de pessoas ignorantes...
flws
tutnz tuntz semmpre!!!
bye